Concurso Jovens Criadores 2010Podem concorrer jovens com a idade limite de 30 anos à data de 31.12.2009.
Data: 21-06-2010
Âmbito: Nacional
Entidade: IPJ, I.P. e CPAI
Autor: Fernando Espadinha
Fonte: IPJ, I.P.
Descrição
O concurso “Jovens Criadores” visa incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), do Instituto Português da Juventude, I.P. (IPJ) e do Clube Português de Artes e Ideias (CPAI), no domínio das artes.
As áreas a concurso são: Artes Digitais, Artes Plásticas, Banda Desenhada, Dança, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Joalharia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Vídeo.
Este ano subordinado ao grande enquadramento temático “ARepública”, cria-se uma disciplina de intervenção específica na áreadas Artes Plásticas, a de Arte Pública/ Intervenção Res Publica,visando a produção ex novo de peças ligadas à temática da República.
Do concurso resultará ainda uma selecção de projectos que seráapresentada numa Mostra Nacional, da qual serão seleccionados trêsrepresentantes para um evento internacional.
A Mostra Nacional constará de:
Exposição dos trabalhos das áreas de Artes Digitais, Artes Plásticas,Banda Desenhada, Design de Equipamento, Design Gráfico, Fotografia,Ilustração e Joalharia.
Apresentação de espectáculos nas áreas da Dança, do Teatro e daMúsica.
Apresentação de uma Mostra de Vídeo.
Realização de um Desfile de Moda.
Realização de um Café Literário.
O que precisas saber para concorrer
A data limite de inscrição no concurso é o dia 26 de Julho de 2010.
Outros pomenores para concorreres:
Os concorrentes deverão ter nacionalidade portuguesa ou residir emterritório nacional.
Os concorrentes poderão apresentar-se individualmente ou emgrupo.
Podem concorrer jovens com a idade limite de 30 anos à data de31.12.2009.
Nos projectos colectivos admitem-se concorrentes comidade até 35 anos à data de 31.12.2009, sempre que a média de idadesdo grupo não ultrapasse os 30 anos.
Cada inscrição será válida para o concurso de um projecto em umaárea apenas. Se os concorrentes entenderem que o seu projecto possuicaracterísticas artísticas mistas, poderão apresentar a concurso omesmo projecto em outras áreas, mediante a apresentação de uma outrainscrição.
Não existe limitação no número de trabalhos que cada concorrentepode apresentar a concurso, bem como na tipologia de áreas artísticasque entender concorrer.
Entrega de dossiers de candidatura
Do dossiê de candidatura deverão constar todos os itens requisitadospela organização e apresentados nas formas e suportes especificados. Onão cumprimento rigoroso das especificações regulamentares implicaráa desclassificação. Desta decisão não haverá recurso.
A entrega em mão dos dossiês de candidatura deverá ser feita nasede do CPAI, no Centro de Experimentação Artística do CPAI (Fábricada Pólvora, Oeiras) ou em qualquer uma das Lojas Ponto JA do IPJ.
Os dossiês de candidatura poderão ser também enviados pelo correio para:
Concurso Jovens Criadores 2010Clube Português de Artes e Ideias
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29, 2º
1200-369 Lisboa
Faz fé a data do carimbo dos correios.
A devolução dos dossiês de candidatura e das obras originais seráfeita no local onde os mesmos foram entregues para concurso. Osdossiês enviados por correio deverão ser levantados na Loja PontoJA do IPJ do distrito de residência do concorrente, excepto aquelesprovenientes de Lisboa, que deverão ser levantados na sede do CPAI.
A Organização será responsável pela produção, montagem eapresentação pública das obras seleccionadas, em condições aestabelecer durante a preparação da Mostra Jovens Criadores’10, nãosendo dispensada a presença do autor durante esse processo ou namontagem da exposição, quando a organização o solicitar.
A lista dos concorrentes seleccionados para a Mostra Jovens Criadores’10 será publicada em
http://www.artesideias.com/ e http://www.juventude.gov.pt/
Para mais informações vai:
à área temática do Portal da Juventude
Programa Jovens CriadoresAcede aqui ao
Regulamento.