quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação sexual obrigatória nas escolas a partir de Setembro

Já a partir de Setembro, a educação sexual será aplicada nos estabelecimentos de ensino básico e secundário. Embora não seja transformada numa disciplina, a educação sexual vai ser obrigatória e a carga horária será adaptada a cada nível de ensino e a cada turma: 1º e 2º ciclos do ensino básico = não inferior a 6 horas distribuídas de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano lectivo; 3º ciclo do ensino básico e secundário = não inferior a 12 horas distribuídas de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano lectivo.

De acordo com a Lei n.º 60/2009, publicada no Diário da República de 06/08/09, independentemente da transversalidade do tema a outras disciplinas, a educação sexual integra-se no âmbito da educação para a saúde, em termos ainda a regulamentar pelo Governo. A nova lei tem por objectivos, entre outros: valorizar a sexualidade e afectividade entre as pessoas no desenvolvimento individual, respeitando o pluralismo das concepções existentes na sociedade portuguesa; reduzir consequências negativas dos comportamentos sexuais de risco, tais como a gravidez não desejada e as infecções sexualmente transmissíveis; o respeito pela diferença entre as pessoas e as diferentes orientações sexuais; valorizar uma sexualidade responsável e informada.

Aqui podes consultar o diploma.

2 comentários:

Ju disse...

Porque eu sou nova e não posso ter filhos?

In_Jovem disse...

Olá Ju,
Na adolescência são várias as transformações que acontecem: nas meninas, crescem as mamas, alargam as ancas, nascem os pêlos púbicos e aparece a menstruação; nos meninos: a voz engrossa, aumenta a massa muscular, nascem os pêlos púbicos e aparecem as primeiras erecções.
Quando aparece a menstruação (período) à mulher e a ejaculação (esperma) ao homem, é sinal que estes se encontram aptos para poderem procriar. Isto porque a mulher está capacitada para libertar um óvulo e, se este se encontrar (através da penetração) com um espermatozóide (esperma do homem) dará origem a uma gravidez.
Por isso, como estás em fase de crescimento e de desenvolvimento, e na passagem de criança a jovem adulto, ainda não estás completamente equipada para poderes ter filhos. No entanto, e quando menos esperares, estarás uma mulherzinha pronta para procriar.
Cada fase tem o seu encanto (bebe, criança, jovem, adulto, idoso), portanto aproveita a tua fase de criança que depois terás muuuuito tempo para aproveitares o facto de ser adulta e poderes decidir se e quando queres ser mãe.