terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Crianças, sujem-se à vontade!

O excesso de limpeza pode prejudicar a saúde das crianças. De acordo com estudos científicos, as bactérias que vivem na pele ajudam no processo de cicatrização.

É bom sujarmo-nos! Esta máxima não é falácia das marcas de detergentes para lavar roupa. Os adultos devem permitir que as crianças se sujem porque o excesso de limpeza pode prejudicar a capacidade da pele de se recuperar de ferimentos, indica um estudo feito por cientistas americanos.

Segundo a BBC, um grupo de investigadores científicos chegou à conclusão que as bactérias que vivem na pele activam um mecanismo que ajuda a prevenir inflamações quando nos magoamos. Um estudo que chegou a ser publicado na edição online da publicação científica "Nature Medicine".
Se esta teoria for comprovada e validada pela comunidade científica poderá servir de base para a "hipótese da higiene", segundo a qual a exposição a germes no início da infância fortalece o organismo contra alergias. Muitos especialistas acreditam mesmo que a obsessão por limpeza na sociedade moderna estaria por detrás de uma explosão em casos de alergia em países desenvolvidos.
A equipa de investigadores de Richard Gallo, professor da School of Medicine da University of Califórnia, em San Diego, identificou um mecanismo segundo o qual uma molécula encontrada em estafilococos - um tipo de bactéria presente naturalmente na pele - inibe a inflamação excessivamente agressiva da pele após um ferimento. Os estafilococos - que são destruídos por desinfectantes e sabão - podem causar infecções se conseguirem estar dentro do organismo das pessoas, mas na pele essas bactérias vivem sem causarem problemas.

Sem comentários: