segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mistura de Álcool e Saltos Altos Termina em Morte

Apanhar uma valente bebedeira quando se está a usar uns também valentes saltos altos não é boa ideia. O resultado pode mesmo ser uma morte trágica, como a de Megan Moore.

Megan Moore, uma inglesa de 16 anos, foi jantar com um grupo de amigos e apanhou uma valente bebedeira. Até aqui nada que já não estejamos habituados a ouvir. Contudo, os excessos terminaram de forma trágica: A tentar correr para um comboio, a mistura do álcool com a altura dos sapatos altos levou Megan a desequilibrar-se e a terminar trucidada na linha.
Por todos os motivos, a história é triste. Não há idades certas para morrer, mas aos 16 é, no mínimo, injusto. Contudo, ao ler a história de Megan fui automaticamente remetida para o choque que senti quando há uns tempos passei pela zona de Santos, em Lisboa, por volta da uma da manhã.

As (bêbedas) mulheres do futuro
Lá estavam elas: Roupas provocantes, maquilhagens que tornavam os seus 14 e 15 anos em, pelo menos, 25. Extravagantes, com carteira "recheada" pelos próprios pais, agressivas, muitas vezes incorretas com quem passava... bêbedas. Sem querer ser moralista, asseguro-vos que foi um retrato muito pouco simpático daquelas que serão as futuras mulheres do nosso país.
Não censuro quem gosta de beber: Eu própria me incluo nesse grupo. Sou fã confessa do belo do moscatel e do vinho tinto... e estaria a mentir se dissesse que nunca apanhei uma bebedeira. Mas os exageros desmedidos, como se diz em bom português, "fazem-me espécie". E naquela noite fui para casa a pensar naquelas miúdas.
Perguntei-me se os pais saberiam que as filhas andavam a beber "litrosas de cerveja" e vodka diretamente pela garrafa ao sábado à noite. Perguntei-me se elas teriam consciência das tristes figuras que estavam a fazer. Perguntei-me se alguma delas seria alertada por um adulto no dia seguinte sobre os perigos daquele comportamento. Agora, dou por mim a perguntar: quantas Kikas e Constanças de Cascais poderiam nessa mesma noite também ter caído à linha do comboio que as levaria a casa, tal como aconteceu com Megan?

Sem comentários: