terça-feira, 28 de abril de 2009

Dois terços das pessoas infectadas pelo VIH no mundo (cerca de 33 milhões) vive no Continente Africano

A disponibilização e o uso de preservativos têm um papel fundamental na prevenção do VIH/SIDA e nos esforços de muitos países, agências das Nações Unidas e ONG para travar esta
pandemia. A prevenção é a resposta mais global e efectiva. Os preservativos são parte integral e essencial dos programas de prevenção e cuidados de saúde, cuja efectiva promoção deve ser incrementada e acelerada, em cumprimento também do direito à protecção e promoção da saúde e dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. De acordo com os dados da ONUSIDA, OMS e UNFPA, em 2007 registaram-se cerca de 2,7 milhões de novas infecções por VIH e destas, cerca de 45% em jovens entre os 15 e os 24 anos, estando as raparigas em maior risco. Em 2008 cerca de 22 milhões de pessoas com VIH viviam em Africa onde se registaram 1,9 milhões de novas infecções. Num documento, divulgado por estes organismos das Nações Unidas, refere ainda que o preservativo masculino é ainda hoje a ’tecnologia’ mais eficaz para reduzir a transmissão do VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis …e que tem de estar disponível universalmente quer gratuitamente quer a baixo custo ao mesmo tempo que devem ser derrubados os obstáculos sociais e individuais ao seu uso.

12 comentários:

Anónimo disse...

porque idade e que questuma vir a mestruaçao ja tenho 12 anos e ainda nao tenho ando no 7ºano todas as minhas colegas tem mas eu nao tenho. . . . . . . . . . . . .
o que se passara comigo?

Anónimo disse...

ando no 7ºano e anda me a vir aquela corrente nas coecas tou com a cara num oito sera que e um sinal para vir a mestruaçao?

Anónimo disse...

o que faco para evitar descosoes com os meus pais e irmao?

Anónimo disse...

O que é o VIH?

Anónimo disse...

por e que quero ser como uma prima minha de 19 anos?

Anónimo disse...

para alem da via sexual, existe mais alguma maneira para se tarnsmitir sida?

Anónimo disse...

como podemos ser infectados pelo vih ?

In_Jovem disse...

Não tens que te preocupar pois, tal como já referimos noutro comentário, todas as modificaçõs pubertárias são variáveis. No caso da menarca (primeira menstruação) geralmente acontece por volta dos doze anos de idade, mas pode variar entre os oito e dezasseis anos.

In_Jovem disse...

A puberdade determina uma série de transformações nos aspectos morfológicos e do funcionamento do corpo (marculino e feminino). Essas transformações que sentes são sintomas característicos da entrada na puberdade.
Chama-se "corrimento" ao que provém da vagina que não seja sangue. Em geral, não é grave, mas no caso de serem incomodativo, porque muito abundantes ou acompanhado de prurido (comichão), torna-se necessário recorrer a um tratamento.

In_Jovem disse...

O VIH ou HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ataca o sistema imunitário do nosso organismo, fazendo com que ele não possa combater as infecções e doenças. Existem dois tipos deste
vírus. O VIH-1, mais agressivo, e mais comum no nosso país, e o VIH-2. O VIH é designado por vírus lento por levar muito tempo (na maior parte dos casos, anos) até causar danos suficientes para fazer com que a pessoa fique doente. É um vírus que destrói as células que o podem combater. Eis a razão por que é tão perigoso – ele ataca o sistema imunitário do
hospedeiro.
Uma pessoa infectada pelo VIH
diz-se seropositiva.
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: através de relações sexuais; através do contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

In_Jovem disse...

É frequente existirem discussões com os pais e/ou irmãos, particularmente na fase da adolescência. Isto pode dever-se ao facto da adolescência ser caracterizada por um início de um percurso em que a separação dos pais, ou figuras parentais, é um acontecimento necessário para a construção da identidade do próprio adolescente. É o tempo de tomar decisões sem pedir opinião, de ser independente e não permitir continuar a ser tratado(a) como criança. Existe uma necessidade de autonomia que pode, muitas vezes, ser geradora de conflitos familiares e irá desencadear mudanças no interior da família. Sempre que se avizinham novas experiências, podem surgir os conhecidos "confrontos" com os pais.

In_Jovem disse...

O Vírus da Sida pode ser transmitido através de relações sexuais não protegidas (sem preservativo);através da partilha de agulhas e seringas usadas na injecção de drogas ou de qualquer contacto que possa fazer com que o sangue de uma pessoa infectada possa entrar na sua corrente sanguínea. Pode também infectar crianças de mães portadoras de VIH na gravidez, durante o nascimento ou ao serem alimentadas com o leite materno. As pessoas com carga viral indetectável podem ser contagiantes para outras
pessoas.