quarta-feira, 13 de maio de 2009

O que é a Adolescência?

Segunda Anna Freud, filha de Sigmund Freud, dá-nos a sua opinião do que é "ser adolescente":
"É normal que o adolescente se comporte de maneira inconsciente e imprevisível. Lutar contra os seus impulsos e aceitá-los; amar os seus pais e odiá-los; ter vergonha de os assumir perante outros e querer conversar com eles; identificar-se e imitar os outros enquanto procura uma identidade própria. O adolescente é idealista, artístico, generoso e altruísta, como jamais o será novamente, mas também é o oposto: egoísta, calculista, egocêntrico."
É verdade que ser-se adolescente não é tarefa fácil (sobretudo nos dias que correm), é uma fase bastante conturbada, repleta de mudanças quer físicas, quer psicológicas que não podemos, de todo, controlar. No entanto, o facto de se ser adolescente não desculpabiliza algumas das asneiras que podemos cometer durante esta época.
Aqui fica, a nosso ver, aquilo que inevitavelmente acontece no acto de adolescer e aquelas coisas que podem ser evitadas:
  • Adolescência Normal e Inevitável:
    · mudanças físicas (mudanças corporais e transformação do corpo infantil em corpo de adulto)
    · mudanças psicológicas e sociais (flutuações de humor, novos vínculos, fantasias/sonhos…)
    · amizades coloridas, curtir, namoro, busca de sensações prazerosas
    · maiores afinidades com amigos (grupo de pares) do que com os pais
    · sentimentos confusos, muitas dúvidas e, por vezes, atitudes contestatárias
    · vontade de estar sozinho/a
    · problemas com o corpo
    · possuir mais liberdade (o que pressupõe que sejas mais responsável)
  • Adolescência evitável e comportamentos de risco
    · toxicodependência/delinquência/alcoolismo/tabaco (só entras neste mundo, se quiseres)
    · má alimentação e dietas loucas (não só não emagreces, como podes deformar o teu corpo, ao privá-lo de alimentos necessários)
    · relações sexuais não protegidas (usa preservativo! Sê adulto!)
    · fugir de casa (como se os teus maiores problemas estivessem em casa. Errado! Regra geral, o perigo está fora da esfera familiar)
    · abandono dos estudos (estudar nem sempre é fácil e apetecível; mas se não vais estudar, o que vais fazer?)
    · baixa auto-estima/depressão.

Por isso não te esqueças: Ser adolescente é aproveitar a vida, sem comprometer o futuro!

38 comentários:

Anónimo disse...

como é que se ponhe o presevativo masculino?

Vitor disse...

As raparigas têm periodo e os rapazes o que têm?

Daniela disse...

A que idade podemos namorar?

Anónimo disse...

para que serve o presevativo femenino

Anónimo disse...

Com que idade inicia a adolescencia?

Anónimo disse...

Quais são as sensações quando se começa a ter o perido.

Anónimo disse...

A que idade se deve começar a namorar

rita disse...

Para nao engravidar o que se tem de tomar?

Anónimo disse...

como é que deixamos de fumar?

Anónimo disse...

acho-me feia o que faço?

Anónimo disse...

também existe preservativo masculino esta é a minha duvida

Anónimo disse...

O que é a puberdade?

Anónimo disse...

Ainda não percebi o que é a toxicodependência!

Anónimo disse...

Como se utiliza o preservativo feminino?

Anónimo disse...

por ke e ke as raparigas tem de ter a mestruaçao

Anónimo disse...

Gosta-va de saber como é que a bem o periodo a mulher?

Anónimo disse...

Em que idade inicia a adolescencia?

Anónimo disse...

O que é a sexualidade?

Anónimo disse...

como ganhamos vervulhas e espinhas no corpo?

In_Jovem disse...

Para esclarecer as vossas dúvidas referentes ao preservativo masculino, foi postado hoje, dia 3 de Junho de 2009, informação relacionada com o tema.
Depois de consultarem a informação acerca do preservativo masculino, se continuarem com dúvidas podem colocá-las.

In_Jovem disse...

Há várias definições que te poderão ajudar a esclarecer o que é a sexualidade.
De entre as muitas definições, optamos pela da Organização Mundial de Saúde, que passamos a citar: "A sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade; que se integra no modo comonos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e, por isso, influencia a nossa saúde física e mental."
A sexualidade não tem início na adolescência mas, muito antes, na infância e desde o nascimento.

Anónimo disse...

queria saber se me podem exeplicar como se coloca o presevativo fiminino e o masculino

In_Jovem disse...

A adolescência é marcada pelas modificações corporais pubertárias e pelas mudanças que acontecem nas percepções que os rapazes e raparigas têm de si e dos outros e pelas relações que estabelecem entre si e com os adultos.
A idade em que se iniciam estas transformações é variável, podendo ocorrer entre os 9,5 anos e os 14,5 anos nas raparigas, e entre os 10,5 anos e os 16 anos os rapazes.

In_Jovem disse...

Olá Vitor,
A puberdade é determinada por uma série de tranformações (físicas, emocionais, mentais, sociais, sexuais) sendo que algumas delas são diferentes dos rapazes para as raparigas. No caso das raparigas, uma das alterações tem a ver com o aparecimento da primeira menstruação (menarca) que ocorre periódicamente; no caso dos rapazes surge a primeira ejaculação (a primeira ejaculação dá-se muitas vezes durante o sono).

In_Jovem disse...

As borbulhas que por vezes aparecem no teu corpo tem a ver com a influência das hormonas sexuais que fazem com que a pele se modifique: as glândulas sebáceas, que segregam uma substância protectora, formam por vezes botões de acne muito desagradáveis, assim como borbulhas e pontos negros que tapam os poros das glândulas.
Estas perturbações passageiras não são graves, são unicamente preocupantes do ponto de vista estético; por vezes, quando persistem durante muito tempo, torna-se necessário fazer um tratamento de pele.

In_Jovem disse...

O aparecimento da mentruação é o resultado de um mecanismo muito complexo: o ciclo menstrual.
O primeiro período ocorre quando o ovário tem capacidade para fabricar hormonas em quantidade suficiente para desenvolver a mucosa que reveste a cavidade uterina. A secreção ovariana está ela própria dependente da hipófise.
Podemos assim, de forma esquemática, distinguir um mecanismo de comando cujo centro está situado na base do cérebro, onde está localizada uma glândula: a hipófise.
Esta recebe as ordens do sistema nervoso, ele próprio muito sensível às variações hormonais das secreções do ovário.
Respondendo a estas incitações, a hipófise segrega substâncias químicas: as hormonas hipofisárias que, transportadas pelo sangue, vão por sua vez dar ordens aos ovários. Estas hormonas são autênticos mensageiros que regulam as trocas entre a hipófise, o ovário e a mucosa uterina.

In_Jovem disse...

Há casos em que os primeiros períodos menstruais são acompanhados de dores e outros casos em que se tornam dolorosos mais tarde. A menstruação é acompanhada da produção de prostaglandinas que provocam por vezes fortes contrações uterinas (dores uterinas), cãibras ou mesmo certas indisposições. Actualmente existem medicamentos que podem bloquear os efeitos das prostaglandinas sem provocar efeitos secundários desagradáveis.Devem-se usar em caso de perturbações ocasionais pela menstruação.

In_Jovem disse...

É difícil estabelecer uma idade a partir da qual o namoro já não é prematuro. Dois jovens com a mesma idade podem ter graus diversos de maturidade quanto à amizade e ao amor. É sobretudo durante a adolescência que se vivem as grandes paixões. Contudo, a paixão pode acontecer em qualquer momento da nossa vida - não existe nenhum período em que se fique imune a estado estado de alma.
No entanto, parece-nos necessário alertar para o perigo dos sentimentos de posse que não respeitam o outro indivíduo. Embora exista amor e paixão entre duas pessoas, cada uma delas deve ser encarada como um indivíduo que tem direito a espaços próprios, até de silêncio e solidão, para que possa ser feliz.
Cabe aqui recordar que quando duas pessoas se apaixonam existe, habitualmente, um afastamento dos outros. Querem estar juntos e, se possível, sozinhos todo o tempo que podem. Vivem um para o outro e não precisam de mais ninguém. Ao fim de algum tempo, no entanto, é normal que voltem a sentir desejo de se relacionar com os amigos, o que não significa que tenham deixado de investir na relação. Se um deles não compreender isto, pode sentir-se traído ou rejeitado.

In_Jovem disse...

Olá Rita!
Podes encontrar a resposta à tua dúvida no post "Métodos Contraceptivos, o que são?". Depois de consultares a informação que lá se encontra, caso fiques com alguma dúvida, procura-nos.

In_Jovem disse...

Para deixares de fumar podes dirigir-te ao teu médico de família e solicitares o encaminhamento para a consulta de cessação tabágica. Podes ainda recorrer ao site http://help-eu.com, onde poderás encontrar algumas dicas que te poderão ajudar a deixar de fumar.

In_Jovem disse...

É comum alguns adolescentes sentirem-se descontentes e impacientes: a sua imagem não corresponde em nada ao seu ideal estético. É normal sentirem-se "feios" quando se olham ao espelho. Obviamente que tudo isto se trata de uma fase de transição.
É importante que percebas que para se poder ter boas relações com os outros é necessário sentires-te bem com o teu próprio corpo - "Não se pode gostar de alguém quando não se gosta de si próprio."

In_Jovem disse...

O termo toxicodependência diz respeito a um estado de dependência psicológica e/ou física gerado pelo consumo repetido de uma substância psicoactiva.

Anónimo disse...

O meu pai não me autoriza a usar tampões pois é da opinião que ainda sou muito nova (tenho 14 anos, por favor -.-) e que corro sérios erros de romper o íman ! É assim tão dramático ou não corro esse risco?

In_Jovem disse...

Infelizmente há muitos tabus e informações erradas sobre a utilização de tampões. O tampão não tira a virgindade, não existe nenhum problema em usar um absorvente interno (tampão), pois o hímem é elástico. Ou seja, não corres qualquer tipo de risco em usar tampões.

Anónimo disse...

como combater as borbulhas?

In_Jovem disse...

Tal como temos vindo a referir, a adolescência ou puberdade é marcada por um conjunto de alterações físcas e psicológicas no corpo do homem e da mulher. As glândulas sebáceas são produzidas em maior quantidade, e a pele e os cabelos revelam um maior oleosidade que, até aqui, não tinha sido constatada. O facto de ter a pele exageradamente oleosa nesta idade não revela nenhum problema de maior, até porque é uma situação normal pela qual todos os jovens, independentemente do sexo, são obrigados a passar. Todavia, podem ser tomadas determinadas precauções para evitar uma progressão do problema ou, pelo menos, para o conseguir travar. As borbulhas, sendo habitualmente conhecidas por Acne,
se não for devidamente tratado, poderá mais tarde deixar marcas bem visíveis na pele. As cicatrizes e as marcas deixadas pelo Acne podem ser devidamente remediadas, caso se optem por tratamentos eficazes e que persistam no tempo.
Nesta fase, há jovens que entram de imediato em pânico, mas há os outros que, estando já esclarecidos acerca do assunto, acabam por nem sequer ligar muito, certos de que com o tempo as borbulhas passarão de vez. Ambas as situações são erradas. Deve consultar um dermatologista para que este lhe indique um tratamento adequado ao seu tipo de pele, tendo em conta a sua idade e o grau de gravidade do acne. Mas, saiba já que qualquer tratamento necessita de um período para que lhe sejam diagnosticados resultados.

Anónimo disse...

Só engravidamos com o período?

In_Jovem disse...

Toda a mulher possui um ciclo menstrual, que corresponde ao intervalo de tempo entre o primeiro dia de um período e o primeiro dia do período seguinte. O ciclo pode durar entre 21 e 35 dias, mas normalmente são 28 dias. Durante este ciclo, o corpo experimenta 4 fases:
1ªO período: É libertada uma pequena quantidade de sangue juntamente com o revestimento interior do útero, durante aproximadamente 5 dias (por norma).
2ª Pré- ovulação: Depois do último dia do período (do 6º ao 13º dia), o ovário começa a produzir os estrógenos que vão amadurecendo o óvulo. O útero fica mais grosso e rico em sangue, para alimentar o embrião, caso ocorra uma gravidez.
3ª Ovulação: Por volta do 14º ou 15º dia antes do novo período, o óvulo termina o amadurecimento e sai do ovário, sendo captado por uma das trompas de Falópio. Os dias mais férteis da mulher costumam ser os compreendidos entre o 12º e o 16º.
4ª Pós-ovulação: O óvulo maduro encontra-se na trompa de Falópio, viajando até ao útero. Se não for fecundado por um espermatozóide, desintegrar-se-á. O revestimento do útero deixa de ser necessário e sairá pela vagina: é novamente o período.
Regra geral, quando a mulher está com o período (menstruação) é quando tem menos probabilidade de engravidar, no entanto, também pode acontecer. Na 2ª, 3ª e 4ª fases é que a mulher se encontra mais fértil, o óvulo encontra-se no útero da mulher e, se um espermatozóide o encontrar, ocorre a gravidez