segunda-feira, 20 de julho de 2009

São números que dão que pensar, por isso, protege-te!

Seis mil jovens dos 15 aos 24 anos são infectados pelo vírus da Sida em todo o mundo.
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação. ´
Em Portugal, o primeiro caso de Sida foi detectado em 1983, no Hospital Curry Cabral - num homem que já apresentava sintomas da última fase da infecção com VIH - e comprovado através de um exame realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Segundo estimativas para Portugal, do Programa Conjunto das Nações Unidas para a Infecção VIH/sida (ONUSIDA), existirão no país cerca de 32 mil pessoas infectadas, entre os indivíduos do grupo etário dos 15-49 anos.
Em Portugal as taxas de novos diagnósticos de infecção VIH são as maiores da Europa.
Os toxicodependentes continuam a liderar as causas de transmissão, seguida pela heterosexualidade e homo/bisexualidade, o que contraria a ideia errada de que a Sida é a doença das prostitutas e dos homosexuais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dói a fazer amor? Porquê? Fazer amor é perigoso?

In_Jovem disse...

Fazer amor (sobretudo pela primeira vez) deve ser uma decisão muito bem ponderada e para o qual se deve estar preparada/o, física e mentalmente. Se amares o/a teu/tua companheiro/a e tiverem confiança um no outro, quase de certeza que não vai doer. Precisam ambos de estar relaxados e num lugar confortável (sem o perigo de serem interrompidos a qualquer momento) para que se sintam com total à vontade, apenas concentrados um no outro. Não deve haver pressões, o teu corpo deve estar preparado e ambos devem estar cientes do uso de métodos contraceptivos para não haver risco de gravidez ou de doenças sexualmente transmissíveis.
Quanto ao ser perigoso, de facto, é algo com o qual não se deve brincar, não só porque podes ficar grávida (ou se fores rapaz, podes ser pai) mas também porque há muitas doenças que são transmitidas através do acto sexual, entre as quais a SIDA - que provavelmente já ouviste falar - e para a qual ainda não existe cura. Portanto, para dares este passo a nível sexual, tens que ter a noção que, por exemplo, o preservativo (masculino ou feminino) é o único método contraceptivo capaz de proteger de doenças sexualmente transmissíveis e também de gravidezes indesejadas. Antes de qualquer relação sexual, informem-se com alguém mais velho ou mais experiente (Gabinete IN_JOVEM, Centro de Saúde, Professores, Pais…) para que tudo possa correr às mil maravilhas.