quarta-feira, 14 de abril de 2010

Liberdade e Responsabilidade

Libertos da infância, os adolescentes encontram-se subitamente num mundo em que se tornam responsáveis por si mesmos e por tudo aquilo que os rodeia. Claro que a juventude é o período das grandes tentações e das grandes experiências. Sim... mas algumas são saudáveis e outras conduzem a irremediáveis becos sem saída: tabaco, álcool, droga. Experimentar é bom, mas muitas vezes evitar é ainda melhor.
Saber crescer
Há tempo para tudo, para o trabalho das aulas, o descanso, o sono, o convívio, o sonho, a leitura, a reflexão. O que não há é tempo a perder. Os tempos livres deverão ser utilizados a desenvolver as capacidades pessoais - toda a gente tem muito mais do que uma - artísticas, científicas, culturais, desportivas.
A televisão, por exemplo, é uma excelente fonte de conhecimento e um óptimo meio de distracção, mas não deve comandar a nossa vida, muito menos impedir actividades criativas e activas. O desporto é importante para o crescimento, para o desenvolvimento e para o bem-estar. É ainda uma forma de conhecer mais pessoas e criar a noção fundamental de trabalho em equipa. Cuidado, contudo, com os excessos: a perna partida, a pancada na cabeça ou na coluna podem exigir meses de tempo perdido. Por vezes, podem mesmo levar a complicações ainda mais sérias.
É próprio da juventude gostar de arriscar, mas também deverá ser o tempo de saber como o fazer.

Sem comentários: