quarta-feira, 21 de abril de 2010

O que isto de Orientação Sexual?

É o modo como as pessoas sentem atracção física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto. No caso de um homem sentir atracção física e/ou emocional por uma mulher e de uma mulher por um homem, estamos perante uma orientação heterossexual. Quem sente uma atracção física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo, ou seja, um homem por outro homem e uma mulher por outra mulher, tem uma orientação homossexual. Os homens homossexuais são geralmente designados de gays e as mulheres de lésbicas. Os bissexuais, são pessoas que sentem atracção física e/ou emocional tanto por homens como por mulheres. Em ambos os géneros – masculino ou feminino – existem pessoas bissexuais. Independentemente da orientação sexual de cada um, existe na maioria das pessoas, o desejo de intimidade, afectividade, companheirismo e capacidade de Amar!

4 comentários:

rii' disse...

precisava era de saber algo mais aprofundado sobre isso, mas de qualquer maneira, obrigado pelo post

In_Jovem disse...

Podemos ajudar-te a saber algo mais sobre o tema, mas para isso também será importante que coloques as tuas dúvidas, mais especificamente.

rii' disse...

por exemplo, a homofobia, porque é que existe pessoas que não conseguem aceitar o respeitar aquelas pessoas que estão com pessoas do mesmo sexo, ou que apenas gostam.

In_Jovem disse...

A Homofobia, palavra grega fobia (medo) com o prefixo homo (igual), que caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. Ainda existe pouca abertura para o tema da homossexualidade na nossa sociedade. É comum encontrarmos indivíduos, que não aceitam e não entendem as outras formas de desenvolver a sexualidade. Partindo dessa dificuldade surge o preconceito, “ideia preconcebida, sem razão objectiva ou reflectida”. Tudo isto acaba por estar relacionado com os “padrões” que a sociedade foi criando como “normais”, ou seja, o casal ser constituído por duas pessoas de sexos diferentes. Acima de tudo, é importante que continue a existir um trabalho, no sentido de eliminar tais formas de preconceito e aceitar as diferentes orientações sexuais de cada indivíduo.